Para nossa irmã Marielle

mars 25th, 2018 Posted by Appels, Déclarations No Comment yet

29472371_10160106446005335_5100102561092861952_n.png

Para nossa irmã Marielle: punho erguido, coração apertado.

Nós, organizações negras e afro-feministas pela liberação negra,  radicadas na América do norte e Europa, estamos de pé, coração apertado mas punho erguido por nossa irmã Marielle Franco.
Ela que dedicou sua vida a comunidade afro-brasileira,  lutou por justiça por todxs. Ela que viveu neste mundo levantando os combates pela liberação negra, politizando seu lugar de mulher negra, lésbica e favelada.
Marielle Franco nos lembra que as mulheres negras sempre estiveram e continuam estando na primeira linha das lutas de nossas comunidades. Seu engajamento a defender, em toda parte nossas comunidades, jamais cessou.

Marielle Franco muito provavelmente foi assassinada por seu engajamento contra as violências policiais (as balas que a mataram provavelmente são oriundas do estoque da polícia carioca), voltando pra casa do evento Mulheres Negras Movem Estruturas. Seu combate desmascara o conto de fadas publicitário e hipócrita brasileiro do país da mestiçagem, país onde a negrofobia faz com que 80% das vítimas das violências policiais sejam jovens negrxs das favelas.

O mesmo acontece em diferentes proporções em diversos países ocidentais. A polícia brasileira é uma instituição assassina e racista que não assume a segurança igualitária de todxs xs cidadãos. Essa polícia tem que acabar! De Rio a Ferguson, passando por Beaumont-sur-Oise, Londres ou Madrid, a polícia segue protegendo os interesses do capital e da supremacia branca, controlando, brutalizando e se for necessário, matando.

Nós acreditamos na internacionalização das lutas negras. Nossos combates convergem.
A internacionalização negra nos permite de trabalhar juntos, construindo sólidas conexões de solidariedade, sororidade e fraternidade. Conscientes de nossas responsabilidades enquanto pessoas vivendo no Norte Global, nossas organizações têm o dever de pensar o neo-colonialismo e o imperialismo, apoiando as lutas de nossas irmãs e irmãos vivendo no Sul Global. Principalmente nas lutas contra a negrofobia estrutural estatal ( Colômbia, Mauritânia…) ou as de outros países do Sul contra pessoas negras em situação de migração (Líbia, Índia…)

Trazemos aqui nosso apoio e nosso afeto a família, a companheira e a filha de Marielle Franco. Demonstramos  igualmente nossa solidariedade política e coletiva aos militantes afro-brasilierxs e a toda comunidade afro-brasileira.

Marielle Franco, nossa irmã, uma guerreira e será pra sempre um modelo para nossas lutas e nossas vidas. Diremos seu nome sem cessar, ecoando as vozes de luta de nossas irmas e irmaos da América do sul.

Marielle Franco, Presente !

No comments yet. You should be kind and add one!

Leave a Reply

Your email address will not be published.This is a required field!

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Recherche

Catégories